Páginas

1 de janeiro de 2010

"Isto é uma vergonha": Boris Casoy e os garis

Começo o ano escrevendo sobre algo lamentável. Me refiro a declaração preconceituosa e vergonhosamente vazada em rede nacional, do jornalista Boris Casoy no programa Jornal da Band, apresentado por esse emissora. O programa estava sendo exibido no último dia do ano de 2009, e entre seus intervalos, pessoas desejavam aos telespectadores, votos de feliz ano novo. No entanto, em um desses intervalos, dois garis também declararam seus votos de ano novo para a câmera, mas o apresentador acima, ciente de que o jornal não estava sendo transmitido e portanto o áudio desligado, fez as infelizes (como ele mesmo disse depois) afirmações:
"Que merda, dois lixeiros desejando felicidades, (...) do alto das suas vassouras, (...) o mais baixo da escala de trabalho", tudo sendo dito em tom de ironia e superioridade; quando em seguida ele é interrompido por alguém da produção, exclamando: "deu pau, deu pau! (...)".

Arrotos, flatulência e nudez acidental; embriagues; declarações gramaticalmente prejudicadas; afirmações sobre um assunto no qual é ignorante; entre várias outras situações, costuma ser rotineiro nas manchetes de sites e outros veículos de comunicação que não tem nada melhor para fazer especializados nesse tipo de assunto quando o protagonista é um famoso. Temos vários casos desses tipos de gafes, e até é divertido muitas vezes, trás os artistas para mais perto da nossa realidade: de simples trabalhadores anônimos nesse mundo cruel e injusto.

Mas o ato do senhor Casoy não foi digno de diversão. Não se trata apenas de um deslize, um descuido ou escorregadela qualquer como nos casos acima, se trata, na minha opinião, de um ato criminoso, pois é declaradamente uma afirmação preconceituosa a uma classe de trabalhadores. Sendo um crime, ele deveria ser passível de punição ao infrator, nesse caso, ao jornalista Boris pelo ato discriminatório sobre os garis.

Sobre esse assunto, eu li algo assim: "não sejam falso moralistas, vocês dizem e até fazem coisas piores, ele (o Boris) teve o azar de cair em rede nacional". Não meu amigo, eu não digo essas coisas, e acredito que a maioria das pessoas também não dizem. Realmente é verdade o falso moralismo que encontramos de pessoas que julgam determinadas ações de uma outra pessoa. Mas como eu disse antes, eu não vejo esse episódio como uma simples "gafe de um famoso qualquer", vejo como um crime. Porém o apresentador não disse aquelas miseráveis palavras abertamente e voluntariamente, nós só ficamos sabendo por um descuido do tele jornal, ou seja, apenas um pedido de desculpa dele irá resolver judicialmente essa questão, ficando ele isento de qualquer punição (suponho eu).

 No entanto, mesmo que judicialmente ele não sofra nada, esse post têm um único objetivo: enfatizar a canalhice que esse senhor agora representa. Essa superioridade que ele supõe possuir para ter dito algo nesse sentido sobre os garis, mostra o quanto ele é miserável e digno de pena. Talvez eu esteja exagerando, e como todos nós temos defeitos e virtudes, eu deveria ser mais maleável com ele... Não! O blog é meu, e superioridade é algo que odeio enxergar em outra pessoa. Se eu estou sendo injusto com ele, paciência! Repúdio a declaração do Boris Casoy!

Logo abaixo eu coloquei dois vídeos: o primeiro é ele falando esse absurdo, e o segundo ele pedindo desculpas.


   ****
No título, o "Isto é uma vergonha" está com aspas pois é um dos bordões do próprio jornalista.

Eu disse nesse post que "o ato do senhor Casoy não foi digno de diversão". Volto atrás, na vida tudo precisamos olhar o humor da coisa, não? Aí vai o que o Kibeloco publicou sobre o assunto.

1 comentário:

  1. olá Carlos, Meu nome é Monique. Bom, eu não estou aqui para comentar mais para pedir ajuda, estou cursando Administração e preciso realizar um entrevista com um profissional que trabalhe na área de administração e que possua a carteira do CRA. Sera que você pode me ajudar?
    Desde já agradeço-lhe pela atenção, Muito Obrigada!

    Ass: Monique Santos Gomes

    Ps: Se possível me informe o seu e-mail ou Msn através do meu e-mail: moni_sg01@hotmail.com e identifique-se.

    ResponderEliminar