Páginas

30 de dezembro de 2009

A história da empresa

Olá pessoal! Este é o ultimo post do ano. Esse blog foi criado há aproximadamente dois meses, praticamente um feto, mas que já me trouxe algumas alegrias. O blog é sobre o ensino de administração, e portanto, a princípio continuarei com os temas relacionados à administração. Mas vou deixar acontecer, vou escrevendo, vou errando muito e acertando algumas vezes, e deixar os temas desenrolarem sozinhos. Ano novo, todos temos muitas expectativas de acontecimentos, vamos ver o que nos espera. Mas chega de conversa e o assunto de hoje começa no próximo parágrafo.


O meu mentor para assuntos de administração, o Clemente Nobrega, disse certa vez que para o estudo de administração, o essencial é estudarmos contabilidade e a história das empresas, de como ela surgiu e como ela se tornou isso que é hoje. E como todo mentor, damos um crédito considerável pelo o que eles dizem, então eis o que eu acho sobre essas duas disciplinas na graduação.

Pela proposta curricular do curso, a matéria contabilidade é ministrada no seu âmbito gerencial, financeira, de custos (me fazem lembrar outras nomenclaturas?). Vemos análise do balanço patrimonial, aprendemos a fazer balancetes, razonetes, fluxo de caixa. Aprendemos os princípios da contabilidade; determinar os custos de um produto ou serviço, entre várias outras coisas. Acredito que contabilidade, a nível de administração, estamos bem servidos, a proposta curricular acerta no conteúdo e na maneira que os assuntos são dados em sala de aula.


No entanto nos deparamos sobre a história das empresas, de como ela foi criada, do por que ela existiu e hoje é tão essencial nas nossas vidas *, e simplesmente concluímos que esse assunto não é tratados nos cursos de administração em geral. Não falo em Teoria Geral da Administração, sobre as várias escolas, desde a científica, passando por Fayol, a humanística, as escolas contingências, a burocracia, ou seja, esse tedioso assunto, que considero importante, mas que não é a história da empresa. Quando me refiro a esse assunto, quero dizer que não nos é repassado, por exemplo, o por que da mudança do modelo agrícola de produção, para os pequenos armazéns? Qual a dinâmica desse processo? E dos armazéns às pequenas lojas? Das pequenas lojas que atendiam aos clientes de uma pequena região às grandes lojas, aos grandes varejos de auto-atendimento de hoje? Ou seja, todas essas mudanças envolvem várias lições para nós administradores, saber a história de determinada coisa, pode nos revelar alguns padrões que com certeza serão úteis ao nos depararmos com a realidade de hoje, no nosso caso, estando ciente da história das empresas, saberemos identificar acontecimentos que ocorreram no passado, e hoje exerce a mesma influência nas empresas; para um gestor, essa informação é valiosíssima.

Mas para você, administrador aflito, nem tudo está perdido, mesmo que não tivemos essa informação na faculdade, ainda há tempo de aprendê-la com bons livros. E ai vai uma dica: em A Companhia, de John Mickletwaith e Adrian Wooldridge, nos trás a história das organizações de forma muito bem apurada e explicada, segundo o Clemente, um ótimo livro sobre assunto. Ainda não li, mas já gostei, ele está na fila do próximo que eu vou ler.

****
* No post O conceito de valor nas empresas desse blog, eu me refiro a Ronald Coase, que ganhou um Nobel de economia respondendo uma simples pergunta: por que existem as empresas? E naturalmente entra no tema desse post, vale a pena dar uma conferida.

Sem comentários:

Enviar um comentário