Páginas

24 de dezembro de 2009

Ela irá morrer

Antes de mais nada um Feliz Natal a todos, e ótimo Ano Novo também, boas festas!

Talvez o que eu tenho a dizer hoje não seja encarado exatamente como um presente de Natal, mas é um fato, que muitos não se dão conta, ou preferem não acreditar. Estou falando da empresa privada, mais exatamente que elas são criadas para morrer. Soa meio com tom de terror, ou “não era isso que eu esperava ouvir”, e muitos podem até criticar.
Mas se olharmos mais atentamente, essa condição existe em praticamente em todos os setores da economia, muito na vida social, e para não dizer na biológica.

O processo de nascer, crescer e morrer são inerentes a nós seres vivos. Similarmente também, aprendemos na escola de administração a vida de um produto no mercado: tem sua fase de início, de crescimento, estabilidade, e posterior morte. Isso realmente é verídico, portanto, se você ler algo sobre “como-criar-crescimento-sustentável-duradouro-na-sua-organização”, desconfie. Repito, empresas são feitas para morrer, isso irá acontecer, quer você queira quer não. Como exemplo veja que as 500 maiores empresas listadas em 1950 nos EUA, quarenta anos depois apenas 74 delas continuavam nessa lista, as outras ou encolheram, sofreram fusões, ou faliram.

Com esse cenário, qual a minha motivação de empreender, de ter uma própria empresa pelo resto da vida, de deixar um patrimônio duradouro aos meus filhos? Isso que eu disse não pode ser encarado como desmotivação para empreender, na verdade precisa ser entendido como um estímulo. Mais uma vez os EUA, o país possui o maior índice de empreendedores, e observando veremos que o mesmo é a nação mais rica do mundo, justamente por essa dinâmica estar incrustada na cultura da população: a tentativa e erro. O fracasso é visto como aprendizagem, isso surge oportunidades para os grandes saírem e os pequenos entrarem, isso que gira a economia, e é um dos motivos para a riqueza de um país. O socialismo é muito bem teorizado sobre as condições iguais para todos, sobre a proteção às empresas do seu país, porém anula totalmente essa dinâmica. Nesse sentido o capitalismo está na frente e acerta no seu modelo.

Acredito que uma boa dica é você, que está abrindo ou trabalha em uma empresa privada qualquer, não acreditar no seu sustento duradouro por muito tempo, você deve ter em mente que não pode exercer um controle de maneira a não deixar a empresa morrer, ela precisa morrer, outros estão na fila, outras idéias, outros modos de se fazer alguma coisa. Você deve continuamente estar atento a este fato, não se acomode achando que seu sucesso é eterno, pois são justos nesses momentos que a “realidade” bate na sua porta, e se você estiver despreparado, o tombo machucará muito mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário