Páginas

10 de dezembro de 2009

Assisti Bob Esponja e virei capitalista

Existem muitas coisas legais e com conteúdo na internet. Nela podemos encontrar informações, respostas, soluções e questionamentos para diversas coisas que procuramos; e o viciado blogueiro aqui permanece estático por várias horas em frente ao monitor interagindo com esse mundo virtual. Porém, como nada são flores e tudo existe o lado ruim, e no caso da internet esse lado está excessivamente maior, nos deparamos com muita coisa ruim.


Recebi o link de uma monografia (e pasmem que foi publicada), cujo título foi “O merchandising capitalista no desenho Bob Esponja” de autor Wilker de Jesus Lira. No começo achei, pelo título, que era alguma brincadeira de um site de comédia, ou algo parecido, mas não! Realmente foi um trabalho de conclusão de curso para o diploma de Comunicação Social – Jornalismo.

O trabalho inteiro desenrola por uma suposta conspiração do desenho animado Bob Esponja para instigar nossas inocentes crianças a, desde cedo, se influenciarem pela ideologia maléfica do capitalismo. Ele cita vários episódios em que o personagem principal nunca reclama dos salários, trabalha até mais tarde, as vezes paga para trabalhar, considera seu chefe um ídolo, ou seja, seu maior prazer é o trabalho e ganhos materiais; segundo o autor do trabalho, todo o desenho é baseado nisso, não há amor, não há família.

Existem dois pontos que acho muito infeliz nesse trabalho: primeiro é o real “efeito” de influenciar as pessoas através do desenho, no caso as crianças, mas que deixarei o assunto para um outro post; o segundo, aí falarei sobre ele, é com relação a exaltação inocente (para não dizer burra) sobre a conspiração que a sociedade burguesa exerce aos trabalhadores, nesse caso, fazendo que desde pequenos passemos a adotar sem muita escolha, pois somos bombardeados com isso propositalmente, a iminente e diabólica ação do capitaslismo.

A riqueza que possuímos hoje no mundo, elevou-se de tal maneira que a conhecemos hoje (não sei quantos quatrilhões!?), graças a esse sistema capitalista. Não quero defender nenhuma ideologia (não as suporto, tento ser pragmático ao máximo), não quero afirmar que é o único sistema de economia possível, mas sim que é o melhor que possuímos, pois ele traduz uma necessidade básica da natureza humana: o instinto de comercializar. Porém, o que eu gostaria de destacar realmente, é essa idéia que se tem de conspiração, de através de um propósito planejado e com um objetivo, empresas, instituições, governos, ou no caso, desenhos animados, exercerem de forma não explicita (não está evidente, só a minoria consegue ver, afinal é uma conspiração!) seus ideais. E as pessoas que discordam sobre determinada idéia supostamente divulgada, encontram planos maléficos desses veiculadores para a dissemir.

Finalizando, idéias como essa, ou o homem não foi a Lua, a Aids não mata, o Triângulo das Bermudas, guaraná Kuat causa câncer, a música da Xuxa de trás para frente é o próprio coisa ruim cantando, são idéias válidas só no ambiente humorístico, como piadas...

****

Aqui está o link, como e-book, da monografia.

5 comentários:

  1. Carlos, parabéns pelo blog. Você consegue falar de assuntos relativamente "chatos", sem se tornar cansativo.
    Muito interessante e também, um pouco exagerado essa do Bob Esponja :)
    Beijos!

    ResponderEliminar
  2. Vc tá por fora meu velho, é óbvio que é uma conspiração :D

    ResponderEliminar
  3. Zé, vc tá defendendo um negócio de "visão de mundo". Aquela galera que tem uma ideologia, e pq são minoria, acreditam ter o ideal de "transformar o mundo em um sistema melhor", ou se não pretende melhorar nada, só dizem o qt a "sociedade é injustiça com eles". Isso é besteira, tudo o q temos hj: tecnologia (e isso vc sabe melhor q eu), inovações, poder de compra, conforto, riqueza, é graças ao sistema q temos hj. Mas sempre irá existir akele carinha magrinho (não come fast food por ser um alimento capitalista), barbudo, só de shorts e chinelo havaianas, igual ao vídeo q está no seu blog, que é contra o sistema, q distingue as pessoas entre o "bem" e o "mal": a classe dominante, ou burguesia, ou capitalistas, são os malvados; enquanto os trabalhadores, os operários, a população em geral são os bonzinhos. Meu amigo, isso é ignorância na minha opinião, não é assim que funciona.

    ResponderEliminar
  4. "é o melhor que possuímos, pois ele traduz uma necessidade básica da natureza humana: o instinto de comercializar"... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Isso sim é piada...
    Se pra realizarmos as verdadeiras 'necessidades básicas' como alimentação, saúde, instrução, higiene, etc... Somos reféns de um pedaço de papel, como o CaPetalismo pode ser considerado o 'melhor sistema possível'?! Esquizofrenia proposital da classe dominante...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Marçal,

      Quando digo que o capitalismo é o melhor sistema, digo com a mais absoluta tranquilidade. Ele tem vários defeitos, mas de forma absoluta, eleva o padrão de vida das pessoas, mesmo que se questione as "desigualdades sociais" existentes. O ser humano tem sim o instinto de comercializar, empreender, de enriquecer, quem não tem? Num sistema como o socialismo, em que vc distribui a produção conforme a "necessidade" de cada um, não gera nenhum valor e motivação para uma nação enriquecer, e ai que está o paradoxo do capitalismo: a pessoa buscando o próprio lucro, interesses pessoais, de forma absoluta, contribui para as outras pessoas também terem uma vida cada vez melhor, atraves do mercado e livre concorrencia. Bom, já me estendi demais, agora se vc não concorda ainda, e mantem a ideologia de um sistema socilaista/comunista, de extrema esquerda, peço-lhe que viva nos países onde esse sistema foi adotado (Cuba, Venezuela, Bolívia, Coreia do Norte, ...), e depois conversamos sobre como é na prática morar nesses lugares.

      Eliminar