Páginas

27 de fevereiro de 2010

Por favor, fujam disso! (2)

Hoje quero dar uma dica às avessas, ou seja, o que não se deve ler quando tratamos sobre Administração. É o site http://www.bizrevolution.com.br/, do Ricardo Jordão Magalhães.


É uma típica leitura motivacional e espiritual de um cara que acha que possue um mantra superior ao do resto dos mortais, e com isso na cabeça, escreve no campo da administração as bobeiras que quiser.


E claro que ele acha nessa área, terreno fértil para sua "consultoria" empresarial. Numa área onde a auto-ajuda reina,  onde gurus detém de um poder ridículo para mostrar os caminhos da sua empresa, onde literaturas de estratégia são comparadas as éspecies mais remotas do reino animal: a inteligência dos golfinhos, a coragem dos leões, a percepção das águias, entre outros. Coisas que meu sobrinho, que ainda vai nascer, acharia interessante.

Ele não se intromente no campo da medicina, ou da engenharia por exemplo, e por quê? Porque há estudos sérios, de causa-e-efeito, na área. Não é qualquer "inspiração" fora do normal que é utilizada para ensinar alguma coisa. Tudo é avaliado e validado. Não é esse oba-oba que corre no mundo dos negócios. Onde o fora da média, o sensacional, o inspirador, o revolucionário, é que tem chance; se você não for assim, já está morto, não tem chance! Método para fazer determinada coisa? Para quê? Dá muito trabalho desenvolver um.... Vamos ficar no campo seja-um-vencedor-o-universo-está-a-seu-favor, porque é muito mais legal de se ouvir, e consequentemente rende muito mais dinheiro.

***

Eu já escrevi um "Por favor, fujam disso!" aqui no blog. Pelo jeito isso vai virar uma série.

Sem comentários:

Enviar um comentário