Páginas

10 de junho de 2011

Eu odeio heróis


Quando eu digo heróis, eu não estou me referindo as pessoas que são merecidamente reconhecidas pelas coisas que fizeram (e somente pelas coisas que fizeram), acho importante e isso deve ser preservado. A crítica aos heróis aqui são àquelas pessoas, conhecidas, cuja a sociedade lhe atribui o honroso status de: "me sigam, pois eu tenho um algo a mais". Vamos aos casos:


Che Guevera (fâ do Marx)
1) Os heróis do socialismo: para os possíveis leitores que desconheça (eu soube disse há uma semana), Marx fazia oposição clara quanto ao curso da história ser determinada por heróis, ou seja, não os dava o mínimo crédito. Segundo a filosofia marxista, a história era determinada por acidentes, sob uma evolução, atribuindo-a um caráter determinístico (isso aconteceu porque tinha que acontecer). O papel de um herói como "causador" da transformação histórica não era considerado. Por que então Che Guevera e outros líderes socialistas são tão venerados como os "revolucionários", e com isso seguidos e respeitados?

Paulo Coelho e sua "magia"
2) Os heróis na auto-ajuda: é comum ver endeusamento nesse campo. O cara escreve algo da vida dele e simplesmente supõe que é a maneira correta de se fazer as coisas e divulga para todo mundo. O que você pensaria? "Esse caro tá louco! Não sabe nada de mim, e vem querer falar alguma coisa...." Não você não pensa assim, você na verdade compra o livro porque no título tá estampado: "APRENDA A SER FELIZ: 87 LIÇÕES PARA SUA VIDA"; você não resiste e paga para ver (afinal, está na merda... e quem não está?). Durante a leitura as coisas vão se "revelando" (- Meu Deus, era disse que eu precisava!) mas, esses "ensinamentos" possuem o péssimo hábito de... sumir. Sim, eles somem, e depois de uma semana, você volta para sua vida que "um dia irá mudar", pois "eu sou um vencedor", "eu posso", "o universo conspira ao meu favor".

Jim Collins ("Empresas feitas"... para morrer!)
3) Os heróis da Administração: toda ciência tem seus pais, e isso está longe da crítica proposta agora. Os heróis da administração a que me refiro são os famosos "gurus", que transformam a administração mais em show, do que em ciência; mais em carisma, do que em método.

Ronaldo (eu não chorei)
4) Os heróis da atualidade: quem viu todo o alvoroço em cima do Ronaldo (dito Fenômeno) e aprovou, não está no seu juízo perfeito. O cara ter jogado um bom futebol, isso é inegável, mas estar de acordo e até chorar junto com o Casa Grande é pedir para ter ódio de você.

A lista se estende e pode ser aplicada a inúmeras outras coisas. Mas só essas quatro já fornece a justificativa que eu gostaria de colocar, do porque eu odeio heróis: eles são frutos da irrealidade; o que uma pessoa realmente é, está longe do que pensam ou querem que elas sejam.

Sem comentários:

Enviar um comentário