Páginas

29 de janeiro de 2010

Ensino da administração baseado em circunstâncias

Possuímos uma recente história sobre o ensino da administração no país. Se compararmos com demais profissões como engenharia ou medicina, qual possuem uma vasta trajetória de conhecimento empírico adquirido ao longo dos anos, elas já estabelecem um conjunto de conhecimento codificado que é possível ser repassado aos estudantes. Muita coisa em administração está sendo codificado agora, ainda existem muitos palpites e orientações difusas à realidade de uma empresa.
O problema central reside na elaboração de conteúdos e teorias para todas as circunstâncias das empresas. Lembremos que um médico não trata uma doença genericamente, ou seja, prescreve determinado tratamento para todos os tipos de problemas, tudo depende. Com o ensino da administração, a lógica precisa ser a mesma, declarações como: “dar autonomia a ponta da operação é sempre melhor para as empresas”; “terceirizar é o caminho para as empresas modernas”; são comuns na literatura de negócios. Percebamos que tais declarações, como inúmeras outras, não estão erradas, mas fora de contexto, pois, na maioria das vezes, não é explicado em quais circunstâncias uma empresa precisa estar para ter êxito com tal orientação.

Com isso identificamos um problema: o ensino da administração é muito pouco voltado para as circunstâncias, em contraste com várias outras disciplinas nas áreas de engenharia ou biológicas, por exemplo, que utilizam esse princípio como algo fundamental. Sabemos também que o curso de Administração de Empresas é caracterizado nas ciências humanas, ou seja, há de ser levar em consideração tal fato, e pesquisar até que ponto um ensino baseado em circunstâncias é apropriado e correto ao curso. Mas, levantando a literatura de negócios a respeito do assunto, fica claro que tal conceito ainda é novo, mas com eficácia e precisão muito mais apurado comparado ao ensino tradicional com afirmações genéricas.

1 comentário:

  1. Acho que ensinar administração de empresas baseado em circunstâncias pode ser uma grande saída para formar administradores melhores. Parabéns pela idéia e boa sorte na pesquisa!

    ResponderEliminar