Uma das primeiras disciplinas ministrada nos cursos de
Administração é “Teoria Geral da Administração”, a famosa TGA, tão conhecida
por nós administradores. Dias atrás, pensava e refletia sobre como é ensinado
esse corpo teórico, tão importante à formação na área. E deparei-me com a
seguinte questão: o conteúdo apresentado em sala de aula diz respeito ao ensino
dos processos administrativos propriamente ditos, ou limitam-se, apenas, a
exposição histórica do pensamento administrativo?
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Estudam o darwianismo mas, e a evolução? |
Essa questão surgiu a partir da leitura do artigo “Ensinando evolução: a história vem por último”; de acordo com o texto, em todos os
materiais pesquisados pelo autor disponíveis para ensino médio e cursinhos
pré-vestibulares no Brasil, dá-se ênfase quase total ao ensino da evolução no
âmbito histórico, negligenciando (ou deixando para segundo plano) o ensino da
ciência da evolução aos estudantes. Senão, vejamos: de acordo com o artigo, os
livros sobre o tema iniciam falando sobre as concepções da evolução anteriores
ao século XIX, depois aborda sobre Lamarck, em seguida discorre sobre a obra e
vida de Darwin, para finalizar com alguns conceitos sobre neodarwinismo.
É fato que a história é fator determinante para os estudos
das ciências, mas parar somente aí, é que reside a limitação do ensino em
determinados temas. Segundo o autor, por que os livros de ecologia, por
exemplo, não iniciam seus cursos falando da história de seus pensadores
(Haeckel, Enton ou Odum)? Ao contrário, os tópicos já iniciam discutindo sobre habitat,
nicho e fluxo energético. A ilustração é pertinente: na biologia, somente “evolução”
é ensinada através da história. Para o autor, um plano de aula factível com o
propósito real de ensinar a ciência da evolução seguiria os seguintes tópicos:
1) Genética básica: genes, alelos e reservatório gênico; 2) Mudanças
Adaptativas: seleção; 3) Mudanças não adaptativas: deriva; 4) Especiação; 5)
Homologias e Analogias; 6) História da biologia evolutiva (aqui sim caberia a
história de Darwin, Lamarck...). Percebem a diferença entre uma concepção de
ensino e outra? Mesmo sendo leigo, é visível que na segunda abordagem
ensina-se, de fato, a ciência da evolução. Mas voltemos ao nosso “mundo”: e em administração?
O ensino é histórico ou realmente aborda-se a ciência da administração aos
iniciantes da área?
Minha opinião é que há, felizmente, um misto dos dois. No
entanto, na minha experiência como aluno, afirmo que a perspectiva histórica do
ensino frequentemente toma as rédeas da aula e, assim como na evolução, os
discentes aprendem as teorias da administração inseridas apenas no seu contexto
histórico. Apesar da cronologia e nomenclatura diferir entre manuais, as
chamadas escolas da Administração obedecem basicamente às seguintes abordagens:
Abordagem Clássica; Abordagem Humanista; Abordagem Neoclássica; Abordagem
Estruturalista; Abordagem Comportamental; Abordagem Sistêmica; Abordagem Contingencial*;
e abordagens pós contingencias.
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Como analogia, estudamos o taylorismo ou os princípios da Administração Científica? |
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