Páginas

10 de novembro de 2009

O Sr° Adujd ou o Viés da Confirmação

Ele é o super-herói. Ele deu “certo” na vida. Obteve sucesso, ganhou/ganha muito dinheiro. Ele é a estrela, a personalidade que diz, para que todos possam ouvir, que o jeito certo de se fazer as coisas, é pelo jeito dele, e por quê? Por que existem instâncias que corroboram a sua história de vida.
Mas uma vez dando seguimento ao excelente “A lógica do Cisne Negro”,
vou esboçar algo perturbador, mas real: se procurarmos por coisas que confirmem aquilo que acreditamos ser certo, vamos encontrar. Independente se isso for realmente certo.

Vou tentar explicar melhor: no começo do parágrafo, eu exemplifiquei uma pessoa qualquer, vamos dizer que ela seja o Sr° Adujd. O Sr° Adujd é um homem de negócios, um grande executivo de uma multinacional. Um cara sem papas na língua, grosseiro, mas muito concentrado no que faz. Ele é divorciado, e tem três filhos. Nas emoções dos seus 55 anos de primavera, ele para e pensa: por que não deixar um legado para esse mundo que tanto precisa de inspiração, de dicas de “como chegar lá”, de como obter sucesso profissional, e por que não pessoal? Então, humildemente, ele decide por escrever um livro, com as suas idéias e convicções pessoais de como administrar uma empresa, que se estendeu também para os relacionamentos e como criar seus filhos.
Você, caro leitor, talvez possa se perguntar: mas com qual autoridade que esse cara escreveu isso? Aí eu te respondo: meu amigo, ele teve sucesso na vida, ganha muito dinheiro hoje... (te apresento fatos que confirmam que o cara deu certo na vida). Você no mesmo instante sai e vai comprar o livro do Sr° Adujd. Mas isso, claro, antes de ler esse artigo.



 Isso é um absurdo monstruoso e que nos rodeia a todo instante! Como já disse, você sempre encontrará algo que confirme aquilo que você acredita, mesmo estando errado (tecnicamente isso é denominado de viés confirmatório), isso está incrustado na mente humana.
 O Sr° Adujd pegou sua história de vida, e por que deu certo com ele, acha que também dará certo com todas as pessoas! (a raiz da auto-ajuda está aí). Mas quero dizer a esse senhor, que mostra as suas realizações e nunca aquilo que não conseguiu fazer (assim até eu), que já sabemos que existe um mecanismo na nossa mente que busca por afirmações daquilo que consideramos correto, e que portanto, não vamos ler o seu livro, pois ele foi correto para o senhor, mas não é nenhuma verdade que possa ser aplicada por exemplo na minha empresa, quanto mais em relação a relacionamentos, por favor, nesses assuntos cuido eu (deixa eu quebrar a cara em paz, pow!).
Infelizmente, o mundo corporativo está cheio disso, está cheio de “senhores Adujd”, está cheio de gurus, de personalidades, e suas declarações são consideradas mantras dentro dos profissionais de administração, e o que mais me entristece é que isso é repassado aos nossos estudantes das universidades, lamentável né?
  
E se as pessoas buscam e acham por provas que confirmem aquilo que pensam, como vamos aprender o realmente correto? Ou em outras palavras, como vou saber que determinada coisa não seja um viés confirmatório de alguém? O (grande) professor Karl Raimund Popper, um filósofo da ciência, matou o problema.
Se uma série de fatos corroborativos não é necessariamente evidências para se provar que algo está certo; apenas uma situação contrária, mostrará que você está errado e consequentemente você possuirá uma certeza, negativa, mas uma certeza. Um exemplo do livro (se você começou a ler o blog por este post, indico que leia o post anterior, para entender essa parte): cisnes brancos não confirmam a não existência de cisnes negros (se confirmassem, cairíamos no erro da confirmação). Mas ao ver um cisne negro, posso confirmar, com certeza, que todos os cisnes não são brancos! Podemos, portanto chegar o mais próximo da verdade, através de instâncias negativas.

Finalizando, e associando o tema ao blog, não leve mais a sério e não leia mais livros de auto-ajuda empresarial (ou qualquer auto-ajuda). Ao ler um livro sobre negócios de “pessoas inspiradoras”, lembrem-se desse conceito de viés da confirmação, muito provavelmente as declarações do livro inteiro cairá nesse problema. Busque por algo que foi cientificamente estudado e analisado, duvide sempre de “verdades para toda e qualquer situação”, que eu sei, está cheio na literatura em administração.
E querem saber o que aconteceu com o Sr° Adujd? Bem, ele se aposentou do mundo dos negócios, mas hoje dá palestras de vendas, motivação e sucesso empresarial (e "pessoal" se quiserem) em todo o Brasil, e seu livro está entre os dez mais vendidos no segmento auto-ajuda há pelo menos um ano, de acordo com a revista VEJA (ao contrário dos seus leitores, que continuaram na mesma situação, mesmo depois das dicas do Sr° Adujd).

Sem comentários:

Enviar um comentário